pt

en

pt

en
1

O que é o vento ?

O Sol não aquece a terra toda da mesma maneira! Os raios solares são mais fortes no equador (zonas muito quentes como África ou o Brasil) do que noutras zonas como o Pólo Norte. Quando o ar destas zonas quentes viaja para as zonas mais frias: nasce o vento!

2

Porque giram as ventoinhas?

Todos sabemos que o vento faz andar os barcos à vela e até faz rodar as velas dos antigos moinhos de vento! Durante milhares de anos, os moinhos não tinham muita força, por isso serviam apenas para moer farinha ou puxar água dos poços. Mas agora os cientistas conseguiram transformar as pequenas velas de pano em pás de materiais muito resistentes, tão grandes como as asas de um avião! Quando o vento passa por estas pás gigantes toda a sua força faz com que as pás girem!

3

Electricidade do vento?

Mas porque queremos montar estes moinhos modernos? Para moer farinha? Não! Cada uma destas máquinas gigantes pode produzir electricidade para mais de 1000 casas! Para isso os engenheiros usam geradores de electricidade ligados às pás, por isso também podes chamar às ventoinhas: aerogeradores ou turbinas eólicas!

4

Mas porque queremos "fazer" electricidade?

Na tua casa, cada vez são mais os aparelhos que funcionam a electricidade: televisão, frigorífico, aquecedor, microondas, etc. e até já se fala de carros a electricidade! Mas há um problema! Para fazer toda esta electricidade é preciso queimar muito carvão, gás ou petróleo que são muito poluentes, ou então usar centrais nucleares que podem ser perigosas! Mas se usarmos os aerogeradores podemos fazer electricidade limpa, sem poluir o ambiente! Além do Vento, o Sol, as Ondas, as Marés e até os Rios podem ajudar a produzir muita energia que nunca vai acabar, por isso também se chamam: ENERGIAS RENOVÁVEIS!

Por exemplo:

Os rios são a forma mais antiga e ainda hoje a mais utilizada fonte de energia renovável do planeta.

5

Como funciona um aerogerador?

Uma turbina eólica é constituída por 3 componentes principais: o rotor, a “nacelle” e a torre. O rotor é constituído por pás que são aparafusadas a um cubo que as une. Este conjunto permite transformar energia contida no vento em energia mecânica, fazendo rodar um eixo. As pás são feitas de um plástico de alta qualidade, reforçado com fibra de vidro e cada uma pode ter mais de 40m de comprimento, originando um diâmetro de rotação de enormes dimensões. Dentro da ”nacelle” ou casa das máquinas, está todo o equipamento que vai transformar a energia mecânica contida no rotor em energia eléctrica.

O modelo mais usual possui uma caixa de velocidades que faz aumentar a velocidade de rotação (até 100 vezes mais) do veio principal para o veio secundário, tal como as mudanças de uma bicicleta. A uma tão grande velocidade de rotação o gerador será capaz de gerar energia eléctrica que é depois conduzida por cabos eléctricos no interior da torre até ser escoada para o edifício de comando e deste para a linha eléctrica. Algumas turbinas eólicas foram desenhadas de forma diferente e dispensam a caixa de velocidades pois usam um tipo de gerador que funciona a baixas rotações ligado directamente ao rotor. Além destes equipamentos principais existe ainda um cata-vento no topo da “nacelle”, que “lê” a direcção do vento e que comanda um conjunto de motores que orientam a “nacelle”, mantendo as pás sempre a captar vento de feição.

A torre, geralmente em aço, permite o acesso ao interior da “nacelle”, por meio de escadas ou de um elevador. Algumas destas torres atingem mais de 120 metros de altura.

Curiosidades

Porque se chama à energia do vento “Energia Eólica”?

Na antiga mitologia grega “Eolo” era o deus do vento!

Quanto mede um aerogerador?

Os aerogeradores mais recentes podem medir mais de 120m de altura (altura de um prédio de 40 andares!) e as suas pás a girar podem medir mais que um campo de futebol!

Onde há mais vento?

Já deves ter reparado que há cada vez mais aerogeradores no topo das montanhas, porque é lá que há mais vento, logo pode-se produzir mais electricidade!

Quanta electricidade produz uma turbina eólica?

Um aerogerador actual produz electricidade para mais de 1000 casas.

Politica Privacidade