pt

en

pt

en
1

O que é o água

A água existente no nosso planeta é sempre a mesma, mas muda continuamente de lugar e de estado, formando um ciclo: o ciclo da água.

O calor gerado pelo Sol aquece a água dos rios, dos lagos e dos oceanos. Esse aquecimento provoca a evaporação de parte dessa água.

Quando a água chega às regiões mais altas da atmosfera, dá-se a condensação e formam-se as nuvens. Quando as nuvens passam por zonas frias precipitam.

A precipitação pode ocorrer sob a forma de chuva, neve ou granizo.

Desta forma, a água que evaporou por acção do sol é agora devolvida aos mares, rios, lagos e solo.

E este ciclo repete-se vezes e vezes sem conta...

2

A "força da água"

Certamente já reparaste nos moinhos antigos que existem junto de alguns rios. Estas estruturas eram muito comuns nas pequenas aldeias e provavelmente a aldeia dos teus pais ou dos teus avós ainda tem um moinho destes.

Há muito tempo atrás, esses moinhos eram muito importantes para a sobrevivência das pessoas. Neles se moíam os cereais para se produzir a farinha que depois era usada para se fazer o pão. Também eram usados para a moagem da azeitona para se fazer o azeite.

Mas o que é que os rios têm a ver com o azeite e com o pão? Em alguns locais, se fizermos um pequeno açude (barragem) no rio e desviarmos parte da água para o moinho provocamos uma diferença de altura de água. Essa diferença de altura cria uma força suficiente para permitir a rotação das mós que pode ser aproveitada para a moagem da azeitona e do cereal.

3

De onde vem a electricidade que usamos?

Na tua casa, na rua, na escola... existem cada vez mais equipamentos que funcionam com electricidade. Já não consegues viver sem ela.

Essa electricidade tem de ser produzida em algum lado...onde?

A maior parte é produzida por carvão, petróleo ou gás. Mas quando usamos essas matérias-primas estamos a prejudicar o ambiente; poluímos as águas, o ar e por vezes até os solos.

Mas se em vez desse tipo de energia utilizarmos a força da água, do sol e do vento podemos ter electricidade sem poluir o ambiente. E porque esses elementos não se esgotam, a estas energias chamamos energias renováveis.

4

Como funciona uma central hidroeléctrica?

O funcionamento de uma central hidroeléctrica é muito semelhante ao de um moinho, ou seja, também nas centrais a força da água é utilizada para mover estruturas responsáveis por efectuarem um trabalho.

A água entra por um canal muito comprido e é levada até ao edifício onde estão as “máquinas” da central. A água passa pelas turbinas que transformam a energia da água (energia cinética) na rotação de um eixo de um gerador. Essa energia é depois transfor- mada em energia eléctrica (indução).

A água não entra em contacto com qualquer poluente, é devolvida ao rio tal como estava. Por isso é uma forma de produção limpa.

A energia eléctrica produzida é depois conduzida pelos cabos eléctricos até às nossas casas.

Curiosidades

Já estiveste junto de uma barragem?

Provavelmente essa água toda que vês é utilizada para fazer a electricidade que usas na tua casa.

Sabias que apenas 2% de toda a água existente no planeta é água doce e que desta pequena quantidade apenas 1% se encontra facilmente acessível para uso do Homem? É por isso que é tão importante não poluir ou desperdiçar água.

Qual o tamanho de uma central hídrica? 

Existem centrais hídricas de vários tamanhos, umas muito pequenas e outras muito grandes que fornecem electricidade a muitas cidades.

Politica Privacidade